terça-feira, 21 de dezembro de 2010

MERCOSUL PARA DESTRAVAR A INTEGRAÇÃO

A unificação do registro de pessoas , para adoção de um cadastro único para facilitar a livre circulação pelos países do loco e criar  um padrão de carteira de identidade .
Unificação  das matrículas de automóveis dentro bloco para adoção de um cadastro único e punição de infrações . A idéia é adotar um placa padrão , de fundo amarelo.
Reconhecimento de titulos de graduação emitidos por entidades dos países membros .
Criação do cargo  de alto representante geral do mercosul , para facilitar a articulação política e representar o bloco.
Análise da proposta para avançar nas conversações com a União Européia para o livre comércio.
Adoção de programa de consolidação da União Alfandegária, para integrara as alfandegas dos países membros eletronicamente. Medida iria facilitar os procedimentos e amenizar normas dos fiscais aduaneiro em todas as fronteiras do mercosul.
Ademais estes objetivos do mercosul tem impacto pela primeira vez nos cidadões do  mercosul , que não sabem que são pessoas integrantes deste bloco acham ainda que somente são de seus países de origem , a tato que estudam uma implementação de carteira identidade única no mercosul.
Outra situação debatida no encontro de Foz de Iguaçu  , é a entrada da Venezuela no Bloco que está sendo discutida , tendo certa resistência dos parlamentos em aceitar o  Presidente Hugo Chavez .
Esta havendo mais deslocamentos de imigrantes  dentro do Mercosul e ai todas as dificuldades encontradas por estas pessoas para conseguir um emprego.
Outro importante marco seria um acordo geral sobre captura e procedimento de entrega de presos procurados pelas Justiças Nacionais , permitirá um suma procurar so bandidos em qualquer parte do bloco.
Também começaram as conversações para iniciar conversas  para um futura associação com  Mercosul , talvez como associado com Peru , Chile e Colômbia .
O Mercosul iniciou ontem negociações com Siria e com Autoridade Palestina tendo como objetivo acordos de livre comércio.
Estudou-se também as normas de proteção aso investimentos estrangeiros e o estímulo ai livre comercio interno de serviços de empresas do bloco  para evitar o que ocorreu com a encampação das refinarias da Petrobrás  e o caso da Odebrecht  ao ser acusada  de descumprimento de contrato pelo Equador .