sábado, 26 de março de 2011

DILMA VISITA CHINA EM ABRIL

A Presidente brasileira Dilma Rousseff vai visitar a China entre 12 e 15 de abril, anunciou hoje o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.




A visita de Dilma Rousseff à China , com vista ao equilíbrio na balança comercial, acontece poucas semanas após a viagem programada a Portugal, no próximo dia 29.



Além de Pequim, Dilma Rousseff irá a Sanya e Boal, na China, para tratar de assuntos económicos e buscar um acordo sobre o acesso de produtos brasileiros ao mercado chinês.



Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do Brasil, tendo ultrapassado os EUA em 2009.



Segundo a Câmara de Comércio Brasil-China, as relações comerciais entre os dois países cresceram 47,5 por cento ao ano entre 2008 e 2010.



De acordo com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, existe um excedente de mais de 5 mil milhões de dólares a favor do Brasil nas relações com a China.



Na agenda estão incluídos encontros com o Presidente chinês, Hu Jintao, e com o primeiro-ministro, Wen Jiabao, além de um seminário económico da cimeira dos países BRIC, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia e China e que, a partir de abril, passa a incluir a África do Sul.



Dilma Rousseff também participará no fórum dos países asiáticos.