O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, cumpriu hoje na Índia uma intensa agenda de trabalho, que incluiu conversas com seu homólogo S.M. Krishna.
Patriota também teve um encontro com o Primeiro Ministro Manmohan Singh e participou na assinatura de um convênio de aeronáutica civil.
Nas conversas oficiais a portas fechadas, os dois ministros de Relações Exteriores abordaram os vínculos bilaterais, a reforma do Conselho de Segurança da ONU, a Rodada Doha, o desarmamento e a não proliferação de armas nucleares, a mudança climática e os direitos humanos, informou o Ministério de Relações Exteriores nessa capital.
Ambos chefes da diplomacia também analisaram temas relacionados com o Forum de Diálogo IBSA, integrado pela Índia, Brasil, e África do Sul; e o BRICS, que além dos três países anteriores, inclui a Rússia e a China.
No plano bilateral, os dois ministros expressaram satisfação pelo bom andamento dos intercâmbios comerciais entre Brasília e Nova Delhi, que no ano passado atingiram os sete bilhões de dólares, com possibilidades de chegar aos 10 bilhões em um futuro próximo.
Concordaram em incrementar a cooperação existente nos setores agrícola, energético, petroleiro, esportivo e aeroespacial, entre outros.
Patriota assinou com o Ministro Indiano de Assuntos Ultramarinos e Aviação Civil, Vayalar Ravi, um acordo de aeronáutica civil destinado a incrementar os intercâmbios comerciais, culturais, e turísticos entre duas das principais nações emergentes do mundo.
O convênio permitirá às companhias aéreas dos dois países operar até 21 vôos semanais em ambas direções, e estabelece uma política de céus abertos para o transporte de carga.
O chanceler brasileiro, que assiste a uma reunião ministerial do grupo IBSA, realizou também uma visita de cortesia a Singh e amanhã deixará Nova Delhi com destino a Qatar, como parte de um giro pela região que incluiu também China e Sri Lanka.