"Foi uma longa conversa, na qual ela (Dilma) estava muito interessada em conhecer a realidade, a situação do nosso país (Portugal), a situação europeia, sobretudo, e a situação internacional, com o desenvolvimento da crise no Médio Oriente", disse o ministro.
No final do encontro, Luís Amado sublinhou o interesse demonstrado pela presidente na parceria com Portugal, país que ocupa atualmente a quarta posição entre os maiores investidores diretos no Brasil.
Trata-se da primeira reunião de um ministro dos Negócios Estrangeiros com a nova presidente do Brasil, que assumiu o poder a 01 de janeiro deste ano.
No encontro, Dilma e Luís Amado discutiram igualmente a convergência dos dois países em matéria de política externa.
Atualmente, os dois países integram, como membros temporários, o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).
O Brasil ocupa a presidência do Conselho de Segurança até dezembro deste ano, já Portugal foi eleito para o período 2011-2012.
O Governo brasileiro tem defendido uma reestruturação do órgão e reivindica um assento permanente no Conselho de Segurança.
O ministro português, que chegou ao Brasil após uma visita de cinco dias a países da América Latina, terá ainda um encontro com o seu homólogo brasileiro António Patriota, no Ministério das Relações Exteriores.
Desde 1998, Portugal investiu no Brasil cerca de 25 mil milhões de euros e permanece na quarta posição entre os maiores investidores diretos no país.
O total de investimentos brasileiros em Portugal ascende a 2,9 mil milhões de euros, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
O valor da balança comercial entre os dois países quase triplicou, nos últimos anos, superando a marca de dois mil milhões de dólares, em 2010, com um saldo favorável para o Brasil de 927 milhões de dólares.