terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

RELAÇÕES BILATERAIS COM BOGOTÁ

O chanceler brasileiro (Ministro das Relações Exteriores), Antonio Patriota, realiza hoje uma visita de trabalho a Bogotá, Colômbia, onde se reunirá com sua homóloga María Angela Holguín para revisar a cooperação e o diálogo político bilateral.




Uma breve nota de imprensa do Ministério de Relações Exteriores detalha que Patriota e Holguín vistoriarão a agenda de cooperação e trocarão opiniões sobre temas regionais e globais.



Entre os assuntos regionais, a chancelaria menciona o fortalecimento da União de Nações Sul-americanas (Unasul) e entre os internacionais ressalta a presença de Colômbia e Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.



Desde o dia 1 e durante todo o mês, Brasília ocupa a presidência dessa entidade das Nações Unidas.



Dados divulgados pelo Ministério de Relações Exteriores indicam que o intercâmbio Brasil-Colômbia chegou a 3 bilhões 270 milhões de dólares em 2010, o que representou um aumento de 89,9 por cento em comparação com o ano anterior.



Brasil é o quarto maior abastecedor da Colômbia, para onde exportou produtos no valor de 2,19 bilhões de dólares em 2010, um crescimento de 21,9 por cento com relação a 2009.



Por sua vez, as exportações colombianas ao Brasil ultrapassaram, pela primeira vez, a cota de um bilhão de dólares.