sábado, 8 de janeiro de 2011

AFRICA DO SUL É UM NOVO BRIC

A China declarou hoje que a integração da África do Sul ao bloco BRIC, que até agora inclui Brasil, Rússia, Índia e China, deve promover a cooperação entre as economias emergentes.


"Estamos convencidos de que a entrada da África do Sul possa promover o desenvolvimento do BRIC e fomentar a cooperação entre as economias emergentes", declarou hoje Jiang Yu, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.



Os comentários da porta-voz da diplomacia chinesa foram feitos depois que os países integrantes do BRIC aceitaram na semana passada a África do Sul como novo membro integral. Atualmente, a China detém a presidência rotativa do bloco.



O presidente chinês, Hu Jintao, emitiu uma carta de convite ao seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma, convidando-o para assistir à 3ª cúpula dos líderes do BRIC em Beijing no ano que vem, acrescentou Jiang Yu.



Segundo ela, a cooperação entre os países membros do BRIC foi estável, aberta, transparente e de benefício mútuo.



BRIC é um termo criado em 2001 pelo economista do Goldman Sachs, Jim O'Neill, para descrever a crescente influência das principais economias emergentes do mundo.