segunda-feira, 9 de maio de 2011

CHÁVEZ FAZ GIRO INTERNACIONAL

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, visitará amanhã o Brasil, em meio a um giro internacional pela América Latina que fará nesta semana e inclui Equador e Cuba em seu roteiro.




Chávez anunciou que deve manter "uma reunião muito importante" com Dilma Rousseff, com quem se encontrará pela primeira vez desde a eleição da presidente.



O Ministério de Relações Exteriores brasileiro revelou que, na visita que será feita a convite de Dilma, os mandatários "deverão revisar os principais tópicos da agenda bilateral, com ênfase no comércio bilateral, na evolução dos programas de cooperação nas áreas de agricultura, desenvolvimento regional, habitação popular", entre outros.



O Itamaraty ainda destacou que no último ano o intercâmbio comercial bilateral totalizou US$ 4,6 bilhões, "dos quais as exportações brasileiras representaram US$ 3,8 bilhões".



A respeito de sua viagem ao Equador, o venezuelano explicou que fará uma "visita de trabalho" no âmbito da Alba. Chávez ainda destacou a recente vitória da proposta governista de Rafael Correa na consulta popular realizada sábado em seu país, onde foi aprovada uma reforma de justiça. Segundo o venezuelano, "essa é a nova democracia".



Em Cuba, o mandatário venezuelano se reunirá com o presidente de Raúl Castro, e o líder revolucionário Fidel Castro.



Entre os objetivos de sua viagem, o chefe de Estado citou a o fortalecimento da Alba [Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América] e da União das Nações Sul-americanas (Unasul),além do fortalecimento da região como "uma verdadeira área de paz e progresso".



O último giro internacional pela América Latina que Chávez realizou ocorreu no final de março, quando visitou Argentina, Uruguai, Bolívia e Colômbia, ocasião em que disse ter o objetivo de "consolidar a integração regional".